A XVI Feira da Música chegou!

 

Cada novo ano sentimos a força da arte transformadora surgir de uma geração que já nasce no futuro. Mesmo com toda a crise política e econômica que assola nosso país, o Ceará se mantém em crescente avanço. Na cultura não poderia ser diferente. Temos incrementos nos investimentos do estado e observamos o crescimento dos diversos cenários artísticos.

A música pulsa forte por todo o estado, em diversos ritmos, e tudo começa ali, com a banda de música da cidade, no grupo de punk rock, no movimento hip hop, na roda de samba, no forró pé de serra… tudo isso é escola de música, inicia-se ali a profissão e ali forma-se plateia. E dessa conjunção se estabelece a primeira conexão que segue um roteiro próprio.

Foto: Thiago Nozi

A música, esse importante vetor de criação e intervenção artística, é um dos mais produtivos na vida cultural no nosso estado. Músicos, compositores, produtores, técnicos, e prestadores de serviços, criam oportunidades reais de negócios e condições de manter no seu território essa força de trabalho inovadora que contribuiu para o desenvolvimento econômico do estado.

Foto: Thiago Nozi

Hoje os diversos setores da música trabalham em “simbiose”, ressignificando as antigas compartimentações da indústria musical em um ecossistema que busca novos caminhos dentro de um mercado cada vez mais disputado e diverso. Nesse sentido trazemos para dentro da programação da Feira da Música o aprofundamento das discussões sobre o “Programa Estadual de Desenvolvimento para a Música – Ceará Música ”, em resposta à urgência da demanda do momento.

Hoje, aos 16 anos de atividades, onde centenas de grupos já passaram por nossos palcos a Feira da Música direciona a mostra musical para as cena mais recentes do nosso território, que se destacam nos diversos cenários. Queremos ver e mostrar ao público o que ainda não nos foi apresentado e que pulsa nas garagens, clubes de bairros e pelo interior do estado.

Essa edição é de recomeço, um novo ciclo. Começamos em 2002 olhando para nós mesmos, em alguns anos nos aproximamos de nossos vizinhos do norte e nordeste e ao completar 15 anos estávamos abraçando todo o Brasil. Voltamos agora para o futuro e nosso futuro é música.

Sejam bem vindos a nova temporada.
A Música dá futuro!