mostra de soluções Digitais 

 

Governança e Mapas Culturais

André Quintino Lopes – Coordenador do Setor de Governança Digital/SECULT-CE

O Mapa Cultural do Ceará é a plataforma livre, gratuita e colaborativa de mapeamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará sobre cenário cultural cearense. Ficou mais fácil se programar para conhecer as opções culturais que as cidades cearenses oferecem: shows musicais, espetáculos teatrais, sessões de cinema, saraus, entre outras. Além de conferir a agenda de eventos, você também pode colaborar na gestão da cultura do estado: basta criar seu perfil de agente cultural. A partir deste cadastro, fica mais fácil participar dos editais e programas da Secretaria e também divulgar seus eventos, espaços ou projetos.

Corredores Digitais – CriarCE

Gabriella PurcaruCoordenadora Programa Corredores Digitais / SECITECE

Programa integrado de capacitação, mentoria, networking e prêmios, realizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), para estudantes que objetivam transformar suas ideias, pesquisas, invenções ou negócios em estágio pré-operacional em modelos de negócios inovadores, competitivos, lucrativos e socialmente responsáveis.

Ceará Transparente

Marcos Henrique de Carvalho Almeida Ouvidoria do Estado

O Ceará Transparente foi idealizado como uma plataforma digital para melhorar a eficiência no relacionamento entre o governo e a sociedade através da oferta de serviços em Ouvidoria, Acesso à Informação, Transparência e Participação Cidadã. O principal diferencial do projeto foi o modelo de desenvolvimento adotado que colocou o cidadão no centro do desenvolvimento do projeto, através das realização de oficinas de trabalho, pesquisas na internet, pesquisas presenciais com abrangência em todas as regiões do estado, testes em locais públicos e testes de acessibilidade para portadores de deficiência visual. Tal método foi reconhecido internacionalmente pelo iF Design Award na categoria UI/UX for Governments and Institutions. Por 65 anos, esse prêmio tem sido utilizado para escolher designs excepcionais. O selo do iF é um dos prêmios de design mais importantes no mundo.

#SimplificaSobral

Lailson Sousa Oliveira Coordenadoria de Licenciamento – Gerente de Alvará de Funcionamento e Demais Autorizações

Criado em 2014, o Centro de Educação a Distância do Ceará (CED), órgão vinculado à Secretaria de Educação (SEDUC) do Governo do Ceará, é uma instituição de referência e excelência, pioneira no país na formação de diretores, professores, estudantes e todos os profissionais da rede pública de educação básica do Estado do Ceará. O CED/Seduc desenvolve, desde a sua implantação, ações em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) por meio do Instituto Universidade Virtual – Instituto UFC Virtual, além de outras instituições de educação, como as Faculdades Inta, a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), a Secretaria de Educação de Sobral, o Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Ministro Plácido Castelo (IPC) do  Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), o Colégio Farias Brito e o Colégio Luciano Feijão. O CED promove a realização de cursos de graduação, extensão, aperfeiçoamento, pós-graduação e Escolas de Altos Estudos para a Educação Básica, além de eventos na forma de congressos, simpósio, encontros, workshops, palestras ou conferências na área de educação, ciência e tecnologia para profissionais e estudantes da rede pública de ensino.

Vila da Cultura Digital / Prefeitura de Fortaleza

Claudio Ricardo Presidente Citinova

O projeto Vila da Cultura Digital da Fundação CITINOVA tem o objetivo de aproximar a Ciência, Tecnologia e Inovação para a população com o intuito de reduzir as desigualdades sociais. É um projeto de permanente incentivo à pesquisa e à divulgação de conteúdos relacionados à cultura digital. Os locais, além de proporcionar experiências com jogos eletrônicos, abrigam um ambiente onde jovens podem desenvolver projetos variados usando componentes eletrônicos, impressora 3D e outros equipamentos, através do conceito de Fabricação Digital.

Barco Hacker

Kamila Brito Barco Hacker

Kamila Brito coordena o Barco Hacker, uma laboratório móvel de tecnologia pelos rios da Amazônia, a qual são desenvolvidas atividades de empreendedorismo, tecnologia, cultura colaborativa e vários processos disruptivos junto com as comunidades ribeirinhas na Amazônia. O Barco hacker propõe uma imersão de cidadania e transformação cultural para todos a bordo.

APP NINJA

Branca Schulz Mídia NINJA/Fora do Eixo

Rede de comunicação livre, com colaboradores em todo Brasil e América Latina, que busca novas formas de produção e distribuição de informação a partir de uma lógica colaborativa de trabalho.

E-Carroceiro + E-Dinheiro

Joaquim Melo – Coordenador do Banco Palmas e Fundador do Banco Palmas

O Programa E-Carroceiro, além de estar contribuindo com a eliminação de pontos de lixo em Fortaleza, está contribuindo com a renda, inclusão social e valorização da autoestima de muitas famílias beneficiadas. O Programa Funciona assim: os carroceiros direcionam o entulho aos Ecopontos, realizam a pesagem em balança, recebem pagamento na forma de crédito em cartão, que está sendo utilizado no comércio da região ou retirada do dinheiro.

PlayAx

Daniel Cukier – CTO da PlayAx

Plataforma de monitoramento em tempo real milhares de rádios, TVs, sites e redes sociais para a criação de relatórios detalhados, segmentados e filtrados por música, localização ou tipo de fonte. A plataforma permite customizar e auferir resultado de campanhas publicitárias, analisar potencial das cidades para receber show e a performance dos artistas.

PARCEIROS E APOIADORES