Convidados

Amara Moira

Amara Moira

Travesti, putafeminista, doutora em teoria e crítica literária pela Unicamp e autora do livro autobiográfico “E se eu fosse puta” (hoo editora, 2016). Além disso, é colunista da Mídia Ninja e professora de literatura no cursinho pré-vestibular Descomplica.

Camila Rocun

Camila Rocun

UX Midia Ninja

Designer, especialista em UX mobile e formada em Design Digital. Com experiência de mais de 8 anos em design de interação, já estruturou apps para programas de tv, portais de notícias, startups de finanças e agora é uma das responsáveis pela usabilidade do app Ninja. 

Raquel Saraiva

Raquel Saraiva

IP.rec

Advogada. Doutoranda e Mestre em Ciência da Computação pela UFPE. Fundadora e Presidenta do IP.rec – Instituto de Pesquisa em Direito e Tecnologia do Recife.

Pena SchimiDt

Pena SchimiDt

Trabalhou com música desde 1972, produziu mais de 50 discos e lançou mais 30 discos independentes. Além de produzir todos os Free Jazz, inaugou e foi gestor do Auditório do Ibirapuera. Cuidou durante 3 anos de Centro Cultural São Paulo (CCSP). Hoje participa de festivais como curador e consultor dentro da cena músical.

Claudia Schulz

Claudia Schulz

Midia NINJA

Membro do Fora do Eixo e da Mídia NINJA, é Gestora da Frente Hacker NINJA e atua na área de desenvolvimento e gestão de projetos, análise de dados e articulação política. Integra a Rede Livre, o Instituto Mutirão. Phd em sevirologia. Apaixonada por cultura digital, dados e cerveja.

Kamila Brito

Kamila Brito

Barco Hacker

Empreendedora, hacker, graduada em Administração de Empresa, com especialização em Inovação. Atualmente coordena o projeto Barco Hacker com foco em empreendedorismo social pelas ilhas da Amazônia. 

Lucas Pirola

Lucas Pirola

Frente Hacker Ninja

Programador há  15 anos, participou de projetos em agências de publicidade, empresas de grande porte e startups. Hoje atua numa ONG como CTO, lidera projeto de pesquisa com whatsapp. 

Sandra Faure

Sandra Faure

GamePlan

Bacharel em tradução, atua desde 2015 como Gerente de Operações na GamePlan. Atua em todos os projetos, desde a captação e entrada do cliente, até a gestão do projeto e suas atividades.

Claudio Prado

Claudio Prado

#Futuro

Denomina-se cultural e politicamente hippie. Produtor cultural e ativista da contracultura e cultura digital. Foi coordenador da ação de Cultura Digital do Ministério da Cultura entre 2004 e 2008. Um dos fundadores da Mídia Ninja, onde tem sua vídeo coluna “Delírios Utópicos”, também um dos fundadores da Casa de Cultura Digital em São Paulo.

Raissa Galvão

Raissa Galvão

Midia NINJA

Atual coordenadora de comunicação do Fora do Eixo e editora das redes sociais e da rede de colunistas da Mídia NINJA.  Há 7 anos atua no campo da cultura e da comunicação sempre desenvolvendo trabalhos de promoção da diversidade cultural e pela democratização dos meios de comunicação. 

Luciana Simões

Luciana Simões

Criolina e FesivalBR135

Artista da banda Criolina e ativista cultural. Gestora do Festival BR135 (São Luís/MA). Co-criadora de ferramentas como Observatório da Cultura do Maranhão e da Liga da Cultura.

Guilherme Sampaio

Guilherme Sampaio

SmartRights

Bacharel em Informática, especialista em Gerência e Análise de Projetos, possui MBA em Marketing com foco em CRM e Marketing Digital, todos pela PUC-RJ. Em 2011, criou sua primeira plataforma digital de música, a Zamus. E conduz pesquisas, palestras e outros conteúdos para estudo e fomento do Mercado da Música e da Tecnologia.

bill martinez

bill martinez

Agência Troika

Empreendedor e designer gráfico, fundou a By Design e a BrandGroup Strategic Design.

Italo Furtado

Italo Furtado

IGDA e ASCENDE Jogos

Ilustrador, quadrinista, animador e desenvolvedor de jogos digitais e analógicos há 9 anos.  Envolvido no fomento ao cenário de desenvolvimento de jogos no estado do Ceará.. É  Presidente da Associação Cearense de Desenvolvedores de Jogos (ASCENDE Jogos) e do Capítulo Fortaleza da International Game Developers Association (IGDA Fortaleza).

Paula Marques

Paula Marques

Agência Troika | Comunidade Onze Zero

Empreendedora do setor de serviços com 30 anos de experiência em planejamento, gestão e produção de projetos. Atuando em ações de construção de imagem e de marcas, criou e realizou projetos no Brasil e no exterior. 

Raphael Evangelista

Raphael Evangelista

Duo Finlandia

Músico violoncelista profissional desde 2004. Desde 2010, ministra oficinas de gestão de carreira artística no Brasil e elabora turnês para artistas nacionais e internacionais,.

ERIC BARBOSA

ERIC BARBOSA

Trincheira - Residência Artística

Compositor, Produtor, Arte-Educador e Artista Multimídia. Desenvolve projetos, como: Artesania Sonora, Gambiarra Tecnológica, Ode ao Mar Atlântico, Percurso Instalativo Sonoro e a residência latino-americana: Sala Vazia. Atualmente, integra a Trincheira – Residência Artística – espaço independente de criação, difusão com projetos em arte-tecnologia-formação – envolvendo artistas da América Latina. 

Livia Frazão

Livia Frazão

Codeplan

Artista de formação e desde 1997 transitou pelos palcos, pela produção, pela pesquisa até chegar ao serviço público. Atuou na Secretaria de Cultura entre 2015 e 2018, coordenando pautas de Participação Social, Política Setorial da Dança e Política de Dados e Informações e a implantação do cadastro único da cultura (ID Cultura), dos selos de certificação (Selo CEAC e CAPP), do mapa da internacionalização da cultura, da cartografia cultural (Mapa nas Nuvens) e do Portal da Cultura do DF. Hoje está na Companhia de Planejamento do Distrito Federal – CODEPLAN.

Lucas Gurgel

Lucas Gurgel

CitiNova

Músico, bacharel em filosofia e mestre em gestão da inovação pela Universidade do Porto. Atuou em diversos festivais e ações ligadas ao fomento, difusão e qualificação da cadeia produtiva da música. É colunista no portal RapaduraTech, voltado ao fortalecimento da inovação e empreendedorismo no Ceará. Colabora junto à Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação na implementação do programa Fortaleza Digital.

Erivan Produtos do Morro

Erivan Produtos do Morro

Produtos do Morro Rec

Artista cearense ligado ao movimento hip-hop de grande relevância para a cena musical do Estado. Passou pelo laboratório de música da Escola Porto Iracema das Artes, onde gravou seu EP Bendito Som das Quebradas, sob a tutoria de Tadeu Patolla. Selecionado para a 1a edição do projeto Porto Dragão Sessions, teve a oportunidadede de gravar mais 2 singles com um dos produtores musicais mais destacados da atualidade, Daniel Ganjaman. Em 2018, lançou seu próprio selo, o Produtos do Morro Rec, onde ajuda na profissionalização de novos artistas do movimento hip-hop do Ceará e do Brasil.  

André Faure

André Faure

GamePlan

Atual CEO da Consultoria líder em Inteligência de Negócios em games no país, André Faure tem mais de 21 anos dedicados à indústria de entretenimento digital. Lançou mais de 100 produtos, incluindo software, hardware, mídia e serviços, em empresas como Microsoft, Tectoy, Qualcomm, AeriaGames e  Gamehouse/RealNetworks. Diretor Conselheiro da ABRAGAMES, Consultor do SEBRAE e palestrante. Considerado pela mídia especializada um dos principais executivos da área em atividade no Brasil.

Davi Gomes

Davi Gomes

Instituto Iracema

Diretor Presidente do Instituto Iracema. Publicitário e Mestre em Design Estratégico pela Escola Superior de Design ELISAVA – Barcelona. Fundador da Soy. Professor da Opa! Escola de Design. Já percorreu os principais HUB’s de design e inovação do planeta, como: Singapura, Hong Kong, Londres, Milão, Paris, Berlim, Dublin e Bangkok.

Fabiano dos Santos

Fabiano dos Santos

Secretária da Cultura do Estado do Ceará

Atual secretário da Cultura do Estado do Ceará. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em História pela PUC/SP e Historiador graduado pela UFC, foi Diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura (MinC) entre 2009 e 2011 e no ano de 2014.  No Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (CERLALC/UNESCO), assumiu no período de 2012 a 2013 a Direção de Leitura, Escrita e Bibliotecas. Foi Coordenador de Políticas de Livros e Acervos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará entre 2005 e 2006.

Lorena Souza

Lorena Souza

ThoughtWorks - TW

Desenvolvedora de software desde 2008. Apaixonada por tecnologia, vem dividindo seus conhecimentos e potencializando ideias que transformem a sociedade positivamente. Nas horas extras, segue com propósito de “mentorar” mulheres para se tornarem maravilhosas programadoras. Em 2009, iniciou seus estudos na área de Machine Learning. Além disso, anda ativamente envolvida em ações que abram espaço para mulheres e pessoas negras na tecnologia. Hoje atua como desenvolvedora de software na ThoughtWorks – TW, e participa do movimento Enegrecer a Tecnologia criado pela própria TW.

André Lopes

André Lopes

SECULT

Coordenador do setor de Governança Digital da SECULTCE, membro do Instituto Brasileiro de Políticas Digitais – Mutirão, analista de pesquisa, artista multi-media com intervenções urbanas, instalações sonoras e arte digital tratando da temática de experiências cotidianas e, em especial, sobre tecnologias ordinárias. Foi um dos membros fundadores do coletivo Balbucio (2003-2011). Mestre em Criação Artística Contemporânea (UA – Pt), bacharel em Comunicação Social (UFC)

Evandro fioti

Evandro fioti

LAB Fantasma

Com apenas 29 anos de idade, vindo da periferia de São Paulo, Evandro Roque de Oliveira, conhecido como Fióti, é seguramente um dos mais promissores nomes por trás do atual mercado musical brasileiro. Músico, produtor e diretor artístico são algumas das atividades que desempenha o também empresário que, ao lado do irmão Emicida, criou a gravadora, editora, produtora e marca Laboratório Fantasma, que em 2019 completará 10 anos em atividade.

LENISSA LENZA

LENISSA LENZA

Rede Fora do Eixo

Co-fundadora do Espaço Cubo, onde se criou tecnologias sociais como a moeda Cubo card, compacto.tec, seda, grito rock, também criadora da rede brasileira de coletivos de cultura e comunicação Fora do Eixo e co-fundadora da Mídia NINJA.

daniel cukier

daniel cukier

Playax

Atualmente é CTO da Playax, uma plataforma de desenvolvimento de audiência para profissionais da música baseada em BigData. Faz parte do grupo de pesquisas em empreendedorismo digital e Startups de Software do IME-USP, onde se tornou PhD em Computação. É GDE (Google Developer Expert) na área de Cloud Computing. Autor do blog AgileAndArt.

PEDRO MOURÃO

PEDRO MOURÃO

UECE | Coletivo Democracia 4.0

Cientista social computacional,  graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (2009), mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2011), doutorando em Sociologia (Computacional) pela Universidade Estadual do Ceará (2020) e graduando de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (2020)

ZÉ MARIA MONTEIRO

ZÉ MARIA MONTEIRO

UFC

Professor da UFC com mais de 15 anos de experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados e Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: bancos de dados em nuvem, privacidade de dados, big data e data science. É autor de mais de 30 artigos publicados em
periódicos e conferências internacionais e nacionais. Também fundador do canal multiplataforma AntenaDev e aprendiz de batuqueiro.

PRETA RARA

PRETA RARA

Rapper

Rapper, historiadora, turbanista, modelo e influenciadora digital. Nascida em Santos (SP), lançou o CD Audácia em 2015, e a página “Eu, Empregada Doméstica” no Facebook em 2016, que, com mais de 160 mil seguidores, abriu um novo espaço para o diálogo sobre as condições de trabalho das trabalhadoras domésticas no país. Em 2017 foi a vez da websérie “Nossa Voz Ecoa” com convidadas personalidades como a filósofa Djamila Ribeiro, o rapper Criolo, a MC Soffia, a cantora Liniker, dentre outros.

Pablo Capilé

Pablo Capilé

Fora do Eixo e Mídia NINJA

Aptivista político e produtor cultural, provocador de ideias e catarses sociais. Um dos fundadores do Fora do Eixo, rede de Cultura e Comunicação que reúne coletivos, casas e parceiros em mais de 500 cidades brasileiras e em 50 países. A partir das experiências do Fora do Eixo, foi um dos articuladores que fez nascer a Mídia Ninja.
TATIANA PAZ

TATIANA PAZ

Rede Nacional de Mulheres Negras Ciberativistas

Baiana, atua como Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Tem formação em Pedagogia, Mestrado em Educação e Contemporaneidade, pela UNEB, e doutoranda em Educação  Brasileira, pela UFC. É articuladora da Rede Nacional de Mulheres Negras Ciberativistas no Ceará. Sua área de estudo e pesquisa faz interface entre educação, comunicação e relações étnico-raciais.

MARIELLE RAMIRES

MARIELLE RAMIRES

ELLA - Encontro Latino-americano de Mulheres

Co-fundadora do Fora do Eixo e da Mídia NINJA, coordenadora das articulações políticas e de redes destes movimentos. Jornalista, realizadora cultural e ativista nas lutas de Comunicação, Cultura e Direitos Humanos, foi assessora do ministro da Cultura Juca Ferreira, entre 2015 e 2016 e consultora do PNUD (Programa das Nações Unidas de Desenvolvimento) na Secretaria Geral da Presidência da República, em 2014. É também co-fundadora da rede ELLA – Encontro Latino-americano de Mulheres, hoje ainda integrante.

Talles Lopes

Talles Lopes

Fora do Eixo

Cientista social e produtor cultural. Co-fundador da rede Fora do Eixo, presidente da Abrafin – Associação Brasileira de Festivais Independentes – entre 2010 e 2012 e diretor da ADIMI – Associacion para el Dessarrolo de la Industria Musical en Iberoamerica – no bienio 2012/2013. É co-fundador da Midia Ninja e atualmente é um dos gestores da Rede Brasil de Festivais e do Grito Festival.

BICHA POÉTICA

BICHA POÉTICA

Position

Manifestação artístico-cultural e performática, do alter ego de um artista negro, não binário e nascido em periferia, que começou a utilizar o poder da fala como refúgio e instrumento de luta para denunciar as opressões vivenciadas por corpos negros, LGBTQIA+ e periféricos.

Fran DDk autentica

Fran DDk autentica

Rapper

Descobriu o RAP aos 8 anos de idade.  Residente da Zona Leste de Fortaleza, usa o ritmo e a poesia como forma de expressar a realidade da periferia, a desconstrução de conceitos não igualitários e o empoderamento feminino.

Dríade AguIar

Dríade AguIar

Fora do Eixo e Mídia NINJA

Dríade Aguiar é gestora de comunicação do Fora do Eixo e é uma das fundadores do Mídia NINJA. Desde 2014 integra o ELLA – Encontro Latino-Americano de Mulheres pautando o afro feminismo, os direitos LBT e a anti-gordofobia. Atualmente coordena o projeto “Campanha De Mulher”, uma iniciativa suprapartidária que foca em dar suporte de comunicação à mulheres candidatas e eleitas em 2018.

Nowhah Luiza

Nowhah Luiza

Sócia- Produtora do Centro Cultural Joana Dark -

Gestora e fundadora do Coletivo Pequi- Coletivo Cultural da cidade de Anápolis que desenvolve trabalhos pautados na economia criativa e ativismo cultural.

Idealização e Produção Executiva
– Festival Paralelo Sonoro
– Berro de Carnaval
– Festival Grito Anápolis

Atualmente atua como Diretora Municipal de Cultura de Anápolis.

Ben Rainir Ferreira

Ben Rainir Ferreira

Cursou Ciências da Computação na UFC. Programador desde 2004, certificado em Scrum Master trabalha com foco em metodologias ágeis, DevOps, software livre, padrões de escrita código, modelagem e desenvolvimento de arquiteturas orientadas a serviços. Faz parte da equipe de TI da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará. Apaixonado por praia, música, startups, tecnologia e viciado em café !

Leo Carneiro

Leo Carneiro

– Músico e Compositor
– Produtor artístico e direção de palco de diversos artistas nacionais.
– Diretor artístico e financeiro e fundador do Coletivo Pequi- Coletivo Cultural da cidade de Anápolis que desenvolve trabalhos pautados na economia criativa e ativismo cultural.

– Sócio- Produtor do Centro Cultural Joana Dark –

Idealização e Produção artística
– Festival Paralelo Sonoro
– Berro de Carnaval
– Festival Grito

Nalomy Souza

Nalomy Souza

Especialista em Segurança da Informação e Engenharia de Software, Bacharel em Sistemas de informação e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Analista de Sistemas na Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, coordenando a equipe de desenvolvimento de sistemas.

PARCEIROS E APOIADORES