noticias

Programa de Desenvolvimento para a Música Cearense.

O Ceará vive um momento extremamente criativo, intenso e produtivo no que diz respeito à cena, aos cenários e os circuitos da música autoral.

O Programa Ceará Música, em resposta à urgência da demanda do momento da música em nosso estado, busca fomentar o desenvolvimento da produção musical cearense promovendo os processos de formação, produção, difusão, circulação, distribuição, preservação/memória e regulamentação, constituindo assim um programa estratégico de política pública de cultura para o fortalecimento dos arranjos criativos e produtivos do setor da música, como meio de desenvolvimento econômico e de promoção do acesso à diversidade estética e artística da música em suas diversas possibilidades, ampliando a produção da cena da música cearense nos diversos cenários e em circuitos, regional, nacional e internacional. Nesse sentido estão alinhadas e juntas neste esforço o Instituto Dragão do Mar, o Fórum da Música do Ceará e a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.
EIXOS DE ATUAÇÃO
Eixo 1: Regulamentação/Legislação – Dia 01/11 – 14h às 16h
Eixo 2: Preservação e Memória (Acervo) – Dia 01/11 – 16h às 18h
Eixo 3: Produção – Dia 02/11 – 09h às 11h
Eixo 4: Circulação – Dia 02/11 – 11h às 13h
Eixo 5: Distribuição – Dia 03/11 – 09h às 11h
Eixo 6: Difusão/Comunicação – Dia 03/11 – 11h às 13h
Eixo 7: Formação – Dia 04/11 – 14h às 18h

 

Eixo 1: Regulamentação/Legislação
O Direito perpassa todos os eixos anteriores de diferentes maneiras: no tocante aos direitos autorais, questões contratuais e a utilização de espaços públicos na realização de shows, natureza tributária, garantias legais, questões sindicais e previdenciárias, o uso de plataformas de compartilhamento de conteúdo (como YouTube, Spotify, SoundCloud etc), entre diversos outros aspectos. As novas tecnologias exigem novos modelos de negócio, o que exige uma revisão ou incremento da legislação do setor. Ainda sem propostas listadas devido à especificidade desse campo, o eixo de Legislação dependerá de discussões específicas com profissionais da área jurídica.

Eixo 2: Preservação e Memória (Acervo)
Identificar, fortalecer e ampliar as instituições, projetos e experiências de preservação, conservação e divulgação do acervo e da memória da música cearense.

Eixo 3: Produção
Desenvolver projetos e ações relacionadas a criação e produção de conteúdos na área da música, em seus diversos suportes e mídias, ampliando redes de produtores, e incubando novos atores na busca de inovação e novos negócios.

Eixo 4: Circulação
Criar um programa de circulação de músicos, bandas, grupos, compositores e produtores cearenses nos circuitos de festivais locais, regionais, nacionais e internacionais, em equipamentos e instituições culturais, casas de shows e teatros.

Eixo 5: Distribuição
Fomentar uma rede de distribuição e comercialização dos conteúdos produzidos, em seus vários suportes e mídias, juntando produtoras e distribuidoras.

Eixo 6: Difusão/Comunicação
Desenvolver projetos e ações relacionadas a difusão dos diversos conteúdos produzidos, potencializando-os com as instituições públicas da área da comunicação, empresas de rádio e TV e novas ferramentas de comunicação (radioweb, YouTube, etc).

Eixo 7: Formação
Identificar, fortalecer e ampliar os processos de formação artística e técnica relacionados ao campo da música existentes no estado do Ceará, além de articular as mais diversas, experiências e instituições de ensino, que atuam na área.

Atenciosamente,